quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ampliação da diversidade nas companhias ainda é lento

A participação de mulheres e negros nas grandes empresas têm crescido desde 2001, onde as mulheres aumentaram em 7.7%, passando a 13.7% dos executivos, e os negros passaram a 5.3%, um crescimento de 2.7%. Esses números da Maiores e Melhores de 2009 refletem o quanto a ampliação da diversidade cultural nas grandes empresas acontece de forma vagarosa.

Segundo o estudo, apesar de um crescimento de 2,2 pontos percentuais na representatividade das mulheres no quadro executivo das empresas, de 2007 para cá, houve queda na participação delas nos níveis de gerência, supervisão e no quadro funcional. O segmento de mulheres negras é o que menos aparece, representando 0,5% dos executivos pesquisados. No nível funcional, elas são 9,3%.

Os deficientes também são sub-representados nas companhias. No quadro executivo, apenas 1,3% possui alguma deficiência física. A maior presença deles é na base da hierarquia, com 1,5% dos postos de trabalho. De acordo com a pesquisa, as empresas não têm cumprido bem o seu papel na elaboração de programas para a diversidade. “Uma expressiva maioria não tem medidas para incentivar a participação de mulheres ou de negros em seus quadros. Quando tem, são ações pontuais, e não políticas com metas e ações planejadas”, afirma o documento.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário