quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Quero mudar de carreira, e agora?

Nem sempre começar do zero é fácil, por isso, especialistas aconselham que você aposte no que já é próximo da sua área. Sempre é tempo para mudar de carreira. Mas, para isso, é importante levar em consideração as dificuldades de cada etapa da sua vida, qual a formação mais apropriada, por exemplo fazer um curso técnico, outra graduação ou uma pós, e também o quanto você tem disponível para investir em termos financeiros. Outra dica é tentar utilizar o conhecimento que você já tem para desempenhar um bom papel no novo campo em que quer atuar. Ter feito um curso superior em outra área pode ajudar bastante a complementar seu currículo e pode te deixar à frente de outros candidatos na hora de conseguir um emprego.


NÃO TEMA O TEMPO
Encarando friamente o mercado de trabalho, é fácil perceber que pode haver preconceitos quando se decide mudar de carreira, afinal, não é uma escolha fácil. Muitas vezes, a família acaba impondo algum curso ao jovem e, quando ele fica mais velho, muda de área. Dependendo da idade, fica difícil, por exemplo, de participar de um processo seletivo de estágio ou trainee em que as empresas busquem focar suas seleções em jovens talentos, mas nada é impossível se você acreditar em você mesmo e se empenhar para que aconteça.

No entanto, eu conheço pessoas que acabaram estagiando mesmo com um pouco mais de idade e acabaram se saindo bem. Acho que o maior desafio mesmo é tomar a atitude, pois você terá de fazer uma escolha. Não é a apenas uma mudança de profissão, mas o quanto você está disposto a investir nessa nova etapa. Muitos sonhos podem mudar. Às vezes, as próprias circunstâncias da vida acabam por alterar os rumos e acabamos sim, mudando de carreira ou de área, pois alguns valores e metas mudam. Mas nunca desista, pois sempre é tempo de aprender e buscar a felicidade, com equilíbrio e bom-senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário